Muitos pacientes apresentam dificuldade de adaptação aos equipamentos de pressão positiva (CPAP e Binível) em decorrência de inúmeros fatores, incluindo escolha incorreta da máscara, programação inadequada do aparelho, falta de orientações e de suporte profissional especializado, dentre outros. Todavia, estudos recentes têm sugerido que o suporte e acompanhamento adequado e precoce e o uso de tecnologias de acesso remoto podem melhorar a adesão ao tratamento.
O fisioterapeuta respiratório é o profissional mais indicado para adaptar o paciente à terapia pressórica, bem como acompanhá-lo em curto, médio e longo prazos, resolvendo problemas e garantindo adesão e sucesso ao tratamento. Essa atribuição se dá pelo amplo conhecimento desse profissional sobre a fisiologia e fisiopatologia do sistema respiratório, assim como sobre os efeitos da pressão positiva na interação coração-pulmão, já que muitos pacientes apresentam outras doenças associadas, como a doença pulmonar obstrutiva crônica, Insuficiência cardíaca congestiva, além de desordens que cursam com hipoventilação.
Na TRINO realizamos um trabalho diferenciado de adaptação e acompanhamento de pacientes iniciantes ou para aqueles que já estão em uso desses equipamentos. Nosso foco é oferecer assistência especializada e de alta qualidade técnica aos pacientes para que rapidamente consigamos resolver problemas e tenhamos ótimos resultados clínicos, conforme ilustrado a figura abaixo.
Por esses motivos, oferecemos os serviços de:
- Avaliação inicial;
- Teste de máscaras;
- Adaptação à pressão positiva;
- Assessoria à distância;
- Telemonitoramento;
- Acompanhamento em curto e longo prazo.